segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Insônia, Fé e Futebol !

A semana até que prometia. Neste último sábado, fui à festa de aniversário do tio da Letícia. Sinceramente, não tinha uma expectativa muito boa. Mas, por incrível que pareça, foi uma noite bem agradável. Foi bastante interessante conversar horas a fio com gente mais velha que aprecia o mesmo tipo de música. Fiquei pasmo em saber que um grande amigo do pai da Letícia é fã de uma banda que marcou minha adolescência, o saudoso Violeta de Outono. Inclusive, esteve em um mesmo show que fui em meados dos anos 90 no Centro Cultural São Paulo.

Legal, chegou o domingo. Como é de costume, fui à igreja. Ministrei uma aula, participei de um culto bastante belo e, no final, recebi um elogio da mãe de uma aluna que comentou a respeito da aula que dei sobre C.S.Lewis. Este tipo de elogio para mim é muito importante, sou muito inseguro em determinadas situações. É gratificante saber que pelo menos uma pessoa gostou realmente do meu trabalho.

Mas, como tudo que é bom dura pouco, neste domingo fui apresentado à crise existencial da semana. Acabei de ler o livro “ O Santo Reich – Concepções Nazistas do Cristianismo.1919-1945”, pois o tema do meu trabalho de conclusão de curso, conhecido no Mackenzie como TGI( OBS : O único lugar no mundo que usa esta nomenclatura), é : A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA ASCENSÃO E CONSOLIDAÇÃO DO NACIONAL-SOCIALISMO ALEMÃO”. A leitura deste livro, somada a uma batelada de outros livros já devorados, me cobriu de vergonha de ser protestante ! Tirando meia dúzia de heróis e heroínas, o comportamento da igreja alemã foi simplesmente nojento ! Já sabia disto, mas na hora que você refresca determinada informação desagradável na sua memória, dói muito ! Triste constatar o que fizeram com o movimento de Jesus, chamado o Cristo !

Tá legal, saí para comprar algo para comer. Não bastando o trauma causado pela leitura do citado livro, sugeri para a Letícia o pior programa possível; ouvir pelo rádio AM o jogo entre São Paulo X Corinthians. Ela, também são paulina, concordou com a infeliz idéia! Meu Deus do céu! Vou confessar algo; não sou mais tão vidrado em futebol como era há anos atrás. Tenho outras preocupações e prioridades. Mas quando a partida é contra um certo clube, que personifica tudo o que há de maléfico na sociedade, a coisa muda de figura. Sei que não é cristão, mas posso dizer que odeio o clube do Parque São Jorge! Bem, não preciso comentar o resultado. Pífio! Ridículo! Humilhante! Perder é normal, mas desde que seja com dignidade! Agora, perder para “aquilo” é insuportável.

Pois bem, para completar a neurose, meu resfriado foi aumentando, e perdi completamente o sono. Agora, são 4.50 da manhã quando escrevo estas linhas. Na absoluta falta do que fazer decidi navegar pela internet. E, dentro do mundinho virtual, dei asas para meu novo vício masoquista: acompanhar sites religiosos e ateístas. De um lado, o velho papinho de que ateus são maus, não tem caráter, estão condenados a um terrível inferno de fogo. Do outro, que o mundo seria bem melhor sem religião, que Jesus é mito, que a religião nunca produziu nada de útil para a sociedade, que somente teístas falam bobagens e por aí vai. Depois desta tortura teológica, abro minha caixa de e-mails e me deparo com um e-mail me detonando por causa do meu post meia boca sobre o Diante do Trono!

Creio em Deus, sou cristão e tenho esperanças. Mas em momentos como estes sinto vontade de largar tudo, não dialogar com ninguém, não ler certas coisas, não ouvir determinadas humilhações via rádio e etc. Gostaria, muito, de sumir, me isolar em algum lugar onde não encontrasse crentes, ateus, fãs de futebol, eleitores do Zé Serra e do Picolé de Chuchu e etc..

É, este é o post mais idiota que escrevi. Espero que não mate a preciosidade que o Gutierres escreveu e que está postado abaixo. Vou tentar descansar um pouco, afinal, tenho um dia cheio de trabalho e de aulas bem “interessantes”.





Tortura 1



Tortura 2



T

Tortura 3



Tortura 4




Tortura 5

4 comentários:

  1. olá Andre

    suas análises em geral parecem mt sóbrias, por nao serem polarizadas

    admiro a sua humildade de reconhecer as atrocidades do nazismo fez recriando o cristianismo - é mt mais honesto assumir que de fato certos homens de má índole se apoderaram daquilo que mts acreditam como conduta boa e perverteram para fazer o mal q fizeram. eles pegam o cristo em q vc acredita e fazem dele o que querem para orientar suas convicções maléficas

    sua honestidade em assumir que o nazismo estava infiltrado no cristianismo da época é sim louvável - mt melhor q entrar em modo de negação de que o nazismo jamais foi associado ao cristianismo, ou inventar q era associado ao ateismo. uma puta desonestidade mt comum de ver por aí em sites cristãos. certas pessoas preferem se negar ao contexto historico e fechar os olhos à evidencia para nao abalar suas crenças pessoais.

    é um medo bem terreno n é? uma bobeira e infantilidade.

    admiro sua argumentaçao e admiro sua sociabilidade com outras crenças ou descrenças diversas.

    nao tenha medo de comentar no bule voador, por favor!

    abraços de um ateu.

    Pedro Almeida - diretor geral da LiHS.

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro.

    Obrigado por visitar este espaço. Fazer uma ligação entre nazismo e ateísmo é, no mínimo, uma tremenda falta de conhecimento histórico. Para não falar em má fé. O ateísmo pode ser " acusado " em um eventual envolvimento com o stalinismo soviético e afins. No mais, o nazismo estava permeado de religiosidade, seja cristã, esotérica, oriental ou pagã. Estou escrevendo sobre isso. Caso tenha interesse, passo o trabalho para ti quando estiver pronto. Ah, a Rayssa já está na frente..rs

    Forte Abraço
    André

    ResponderExcluir
  3. Quando estiver pronto, tarei um enorme prazer em enviá-lo

    Abraços

    André

    ResponderExcluir