segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Anel de Tucum. Eu uso !






Em um mundo religioso onde o tal anel de virgindade é valorizado, mostrando até que ponto a santidade é automaticamente associada a uma vida de repressão sexual, prefiro usar o anel de tucum. Muita gente pergunta o significado desta aliança negra que porto em um de meus dedos.
Encontrei dois textos interessantes sobre o significado e origem do anel de tucum. O primeiro se encontra no site da Pastoral da Terra Católica. O segundo está no blog " Espaço de Cultura Socialista", do blogueiro paranaense Marco Antôni Rossi.

O ANEL DE TUCUM É SÍMBOLO DA “IGREJA DOS POBRES”




O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles/as que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos. A aliança de tucum é o sinal desta fidelidade, deste compromisso. Além da Bíblia, a opção pelos pobres é testemunhada também por toda a tradição da Igreja, principalmente na América Latina, a partir do Concílio Vaticano II e das Conferências dos Bispos em Puebla e Medelin. Esta opção é a essência mesmo da vida cristã porque está ligada à imitação da vida de Cristo. Mas esta opção não é apenas uma responsabilidade individual. Neste momento da história, ela implica um compromisso social que está ligado à partilha e acesso à propriedade dos bens absolutamente necessários à vida. Deus está do lado dos pobres porque Deus ama os pobres. Por isso o cristão é chamado a seguir este mesmo exemplo de amor e opção preferencial que tenta promover a dignidade humana. No pobre revela-se o rosto do próprio Deus (Mt 25,40).


No filme “Anel de Tucum", Dom Pedro Casaldáliga explica assim o sentido desta aliança: “(...) Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (...)".


Poesia de Dom Pedro Casaldáliga :

O anel de Tucum”

“... Chamar-me-ão de subversivo/
Eu responderei incisivo:/
O sou. Pelo meu povo que luta,/
Pelo meu povo que trilha apressado/
Caminhos de sofrimento./
Eu tenho fé de guerrilheiro/
E amor de revolução./
E entre Evangelho e canção/
Penso, e digo o que sei./
Se escandalizo, primeiro/
Eu me abrasei de Paixão/
Na cruz do meu Senhor!”



O ANEL DE TUCUM




Muita gente (alunos, colegas e até familiares) me pergunta o que significa a "grossa argola" negra que carrego no anular da mão direita. Bom, imaginando que mão e dedo não interferem no significado do anel de tucum (esse é o nome da tal "argola"), costumo responder que se trata de minha opção pelas lutas populares, pelas classes subalternas. Trata-se, pois, de uma aliança popular, de um pacto de honra e determinação por fazer tudo que estiver ao meu alcance, como indivíduo e como ser social, para levar adiante a reivindicação de direitos e a esperança por um mundo realmente humano e fraterno. Na explicação que publico abaixo - encontrada sem autoria nas venturosas páginas da rede mundial de computadores e sensivelmente editada por mim - está a origem histórica e religiosa dos grandes pactos, das grandes alianças... E também alguns emblemas para refletir sobre a força e a importância do anel de tucum , que carrego no dedo e, principlamente, no coração, na ação cotidiana apaixonada...


Eram diversos e variados os rituais para celebrar uma aliança. Os mais simples eram: apertar a mão um do outro, dar um presente, trocar de veste ou de armas. Os mais profundos eram: beber ou misturar o sangue um ao outro, ou imergir a mão numa bacia de sangue; às vezes cortavam-se animais sacrificados e passava-se entre eles (cf Gen 15-17; Jer 38,18). O sentido desse gesto é que os aliados aceitavam a sorte de tais animais, caso quebrassem a aliança ou não cumprissem sua obrigações. Daí o papel importante desempenhado pela aliança tanto na vida privada quanto na vida pública entre os povos que viviam em organização tribal.

Conforme a tradição bíblica, Deus celebrou várias alianças com seu povo ao longo da história, culminando na pessoa de Jesus de Nazaré. Desde então os seus seguidores passaram a falar em antiga e nova aliança. Assim como a antiga aliança foi constituída pelo sangue dos animais sacrificados (Ex 24,8), a nova aliança foi constituida pelo sangue de Jesus Cristo (Heb 9,11-20;10,1-18).

No rastro dessa tradição, renasce o simbolismo da Aliança no Anel de Tucum, extraído de uma palmeira da Amazônia, cheia de espinhos, o símbolo do compromisso e da aliança com as causas dos oprimidos, excluídos e marginalizados - e sua lutas por libertação.

Foi na década de 70 que o CIMI (Conselho Indigenista Missionário) adotou e divulgou o Anel de Tucum, hoje usado no mundo inteiro por quem assume a luta pelas causas populares, misturando-se com a sorte dos pobres da terra.

Esse símbolo foi bem escolhido, pois assim como é penoso fazer o anel de tucum, também é árdua a luta por dignidade, vida, esperança e paz.












37 comentários:

  1. primeiro, obrigada por comentar o post lá. é importante pra mim, sabe?


    eu to viajando ou ja vi esse anel muuuito por aí?
    ele é comum ? virou moda? ou eu q to pensando num que é parecido mas não é esse?

    independente disso, o significado é digno. :D
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Rayssa. Acredito que o anel que vc viu realmente seja o anel de tucum. Qualquer anel escuro,de madeira, seja preto ou marrom, é conhecido como tucum.

    Na verdade, o simbolismo, mesmo sendo marcantemente religioso, vai além disso. Segundo alguns historiadores, além de ser usado por indígenas, era a aliança de casamento usada por escravos negros que, obviamente,não tinham condições financeiras de possuir um par de alianças de ouro. Assim, por meio do simbolismo do índio e do negro, abraçamos todos os oprimidos.

    Claro que há muita gente que o usa sem saber o real significado. Meio que virou modinha entre " alternativos". No entanto, o significado básico é este. É febre entre os católicos e evangélicos partidários ou simpáticos de algum tipo de teologia da libertação ( este que vos escreve está na segunda categoria) e entre evangélicos da chamada " Missão Integral", grupo que possui posições políticas também de esquerda, mas uma teologia mais conservadora.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amiga... seria uma honra tê-la como seguidora.

    Abraços

    André

    ResponderExcluir
  4. Eu uso com orgulho o meu anel de tucum. Ele simboliza lgo muito profundo para mim. Libertação, que palavra sublime...comprei o meu de uma índia que aceitou a Cristo numa missão que fiz de barco a 800 km rio acima de Manaus...Viver com liberdade ou morrer!

    ResponderExcluir
  5. Olá a todos! E parabéns pelo site.

    Sou cristão! Mas também sou muito vaidoso. E uso alguns anéis de prata. Daí vi um anel negro que me chamou a atenção... logo quis comprá-lo.
    Mas quando descobri a história por trás deste anel, enlouqueci para comprar um. Alguém sabe onde encontro em anel de tucum no Rio de Janeiro?
    Quem souber me avise por gentileza através do e-mail: wilian.esteves@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Belém, Estado do Pará....
      tenho facilidade em conseguir, o anel de tucum.......
      interessado, preciso de endereço, para enviar......!

      Excluir
    2. O anel de tucum pode ser encontrado na Livraria Editora Vozes,em todo o Brasil.

      Excluir
    3. O anel de tucum pode ser encontrado na Livraria e Editora VOZES, em todo o Brasil.

      Excluir
  6. Uso este anel há muito tempo, acredito que não tenha vindo da Amazonia, Eu o recebi de presente de um grande amigo Padre, também chamado André. Um homem belo e amoroso com as causas dos excluidos. Você não pode imaginar a beleza da sua missa africana. Veja bem ele é de família tradicional e com amigos e parentes próximos da TFP, mas ele é grande homem por isto foi capaz de fazer a escolha de sua vida: Opção pelos pobres e oprimidos e por todos que precisarem de seu consolo. Foi um prazer descobrir que muitos pensam e ajem como ele.

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo site, moro no RJ capital se alguem souber aonde vende ou quiser me mandar avisa-me milo_cris9@hotmail.com abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O anel de tucum pode ser encontrado na Livraria e Editora Vozes, em todo o Brasil.

      Excluir
  8. Um dos "rituais" do anel de tucum, é da-lo de presente para pessoas humildes, do bem, enfim... adeptos das causas sociais.

    ResponderExcluir
  9. ola eu gostaria de saber se a aneis de tucum em portugal e aonde posso compra-lo ????

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se tem um dedo certo para usar esse anel?
    uso o meu na mão esquerda no dedo "anelar"... está correto tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu acho que a escolha é sua,use na mão que voce achar melhor..
      Na minha opinião,como eu já vi muito,os padres de uma forma ou de outra eles se casaram com Deus,eles usam esse anel na mão esquerda,e os seminaristas usam na mão direita,mas nós que não somos nem padres,nem freiras,não estamos no seminário,nem no convento ,usamos na mão direita,como eu já disse isso vai de pessoa pra pessoa,o meu eu uso na mão direita,mas eu pretendo usar na mão esquerda,mas é que meu anel não cabe direito na mão esquerda,aí eu tenho que usar na mão direita mesmo kkkkkk'
      Bom eu dei só minha opinião,mas você usa na mão que você preferir...'
      PAZ E BEM "

      Excluir
  11. Ahh eu sou Católica Apostólica Romana,eu fiz minha aliança com Deus,eu fiz em um Retiro,minha aliança,eu fiz com o Grupo de Jovens,com Deus,prometendo ser fiel a Ele,e com o grupo,prometendo que sempre vou participar,e também com a igreja,sempre irei a Santa Missa.. Essa aliança é muito significativa pra mim..Eu uso na mão direita...'

    ResponderExcluir
  12. SER VERDADEIRAMENTE CRISTÃO JÁ É TER ALIANÇA COM OS MAIS FRACOS E NECESSITADOS! A SANTIDADE SIM, NO ESTILO DE VIVER, COM OBEDIÊNCIA, CASTIDADE E POBREZA,PRINCIPALMENTE DE ESPÍRITO, SE PREOCUPANDO COM A SALVAÇÃO DO HOMEM COMO FILHO DE DEUS E NÃO APENAS COMO FILHO DA TERRA,ESTA SIM É A ALIANÇA DE LIBERDADE QUE JESUS NOS PROPÕE!O QUE ADIANTA AO HOMEM GANHAR O MUNDO MAS PERDER A PRÓPRIA ALMA? DISSE JESUS.UM ANO NOVO COM CRISTO EM SUA TOTALIDADE!!

    ResponderExcluir
  13. Olha, eu não sei de onde veio este nome, mas, morando em Manaus (AM), aqui nos encontramos muito o anel de tucumã, que é da tal árvore que se descreve acima. Todavia, apesar de muitas pessoas fazerem uso do mesmo (principalmente da igreja), há também aqueles que o utilizam somente por moda/estilo, quer saibam ou não da relação de seu uso para a igreja católica.

    O tucumã é fruto do tucumanzeiro e é muito apreciado na cultura regional, especialmente no x-caboquinho (queijo com tucumã).

    Quando estive na Livraria/Editora Paulus em Manaus, achei o anel (que eu chamo de tucumã). O atendente, todavia, falou-me em "tur", não tenho certeza sobre como se escreve.
    Diante da dúvida sobre o nome, pesquisei. Achei somente o "anel de tucum", apesar de que aqui seja largamente conhecido como tucumã.

    De qualquer maneira, é importante ressaltar seu simbolismo, e, conforme link do wikipedia que lançarei abaixo, faz-se necessário que não seja demagógico nem símbolo de radicalismo em ostentação à pobreza tomando para si como sinal de virtuosismo. Seria interessante que os lessem.

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anel_de_tucum
    http://pjpousoalegre.blogspot.com.br/2009/04/significado-do-anel-de-tucum.html

    ResponderExcluir
  14. gostei de mais de tudo que vc escreveu sobre a história do anel de tucum não sabia tanto assim. parabens e otimo trabalho que vc fez.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou vocacionado missionário obreiro da igreja evangélica mas eu fiz um pacto de humildade e de pregar pelas nações ao qual deus me chamou desde o ventre materno e venho de uma estável aliança racial e religiosa pois tive uma decepção amorosa e ai eu tomei essa decisão de viver pela vocação por jesus tentando viver pelos seus passo como ele disse em Marcos 16:15-20 e em Lucas 1:49-53,75,77,79-80 e a resposta esta em João3:15-22 eu ainda tenho muito o que conhecer da palavra e da obra pois so tenho 16 anos de idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por riço eu uso um anel de tucum na mão esquerda eu sou o jovem que escreveu dizendo que é vocacionado missionário obreiro da igreja evangélica.

      Excluir
  16. Meu filho olha a fonte de onde vc tirou "Espaço de Cultura socialista", por ai vc vê o sentido do anel de tucum. "Ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista" (Papa Pio XI) Cuidado, socialismo pode levar excomunhão, ou vc muda ou se afasta da Igreja, afinal, vc não está sendo católico msm.
    Salve Maria !

    ResponderExcluir
  17. adorei a resposta irmão!

    ResponderExcluir
  18. Onde posso achar o anel de tucum???

    ResponderExcluir
  19. Meu companheiro e eu escolhemos como aliança de casamento o anel de tucum, não trocamos alianças de ouro, agora eu entendo o pq de termos um amor tão fortalecido e fiel. Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  20. parabéns pelo site.valeuuuu mesmo!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. O 1º texto é tudo que significa essa aliança maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  22. boa tarde fiquei muito curiosa já que eu sou de bolívia a pessoa que conheci levava o anel mais eu não sabia o significado e ele se abrio pra min só quee pergunto tem algum problema si a pessoa deixa de ser casto já que ele e eu estamos saindo e ele não e mais .. E gostei do significado do anel de oticum

    ResponderExcluir
  23. olá. eu gostaria de saber se há algum ritual ou preparação para poder usar o anel de tucum?

    ResponderExcluir
  24. Comprei o meu ontem na rua Uruguaiana 64 no centro do Rio de Janeiro. Custou 4 reais.

    ResponderExcluir
  25. Oi gostaria de saber se o dedo em que o anel é utilizado interfere em seu significado, pois uso o anel de tucum justamente porque sei o seu significado porém já procurei diversas vezes um anel que coubesse no meu dedo anular e nunca encontrei pois minha mão é um pouco pequena. Obrigada bjs

    ResponderExcluir
  26. O anel de tucum na mão de um Bispo é uma ostentação de pobreza. E ostentar virtude é vaidade que anula toda virtude.

    Usar isso, para demonstrar amor aos pobres, mais é demagogia do que virtude.

    Se alguém é realmente pobre, deve praticar essa pobreza e o desprezo das riquezas, sem ostentação, porque se não é pura vaidade e desejo de ser considerado pobre e bom. Isso é orgulho mascarado de pobreza.

    ResponderExcluir
  27. Esse é o anel da traição! Anel dos marxistas (Marx dizia que a religião é o ópio do povo) infiltrados na igreja católica com o intuito de desvirtuar a fé reduzir o amor ao próximo e a fé a Deus apenas à filantropia.

    ResponderExcluir
  28. BOA TARDE, NOSSA COMO MUITAS PESSOAS DE TODOS OS LUGARES TEM EXPERIENCIAS E OPINIÕES QUE NOS AJUDA A DESVENDAR NOSSAS DUVIDAS , SEU ARTIGO E MUITO ESCLARECEDOR MEUS PARABENS E OBRIGADA POR ESCLARECER NOSSAS DUVIDAS

    ResponderExcluir
  29. Tem algum problema os evangélicos usarem? da ASSEMBLEIA?

    ResponderExcluir
  30. Sou cristã, porém uso este anel e não vejo nada demais. Uso por que sabia que tinha significado religioso com Deus. Mais nunca me aprofundei no assunto até então descobri que o significado que tem é com a igreja católica! Sou cristã e nem por isso deixei de usar... Pra mim Deus é um só!!! Mas ultimamente não estou sabendo o real significado. Alguns cristãos e católicos tbm estão meio que falando mal do significado. Gostaria de saber mais, quem puder me informar ficarei grata!

    ResponderExcluir