quarta-feira, 30 de junho de 2010

Santa Cerva. Parte 2. A cerveja dos eleitos !


Amigas e amigos, meu blog mal começou e já está um pouco parado. Semana passada, além de publicar alguns textos de minha própria pena, postei temas interessantes de autoria de terceiros, como o estudo que discorre a respeito da historicidade de Jesus.


Agora, porém, nada de muito útil sairá de minha cabeça : estou cheio de problemas, tenho de tomar vergonha na cara e começar a ler um monte de livros para meu trabalho de conclusão de curso, chamado no Mackenzie de TGI ( acho que o Mackenzie é a única universidade no mundo que usa este tipo de nomenclatura ), preparar aulas de escola domical para a moçada da igreja e etc...


Prometi escrever algo sobre o pensamento teológico sul-africano, sobre uma relação amistosa entre ateísmo e cristianismo, enfim, muita coisa que julgo importante. Mas, como disse, no momento simplesmente não dá !


Assim, vou escrever sobre ameninades, ou, besteiras, falando o português claro ! O post abaixo foi apenas um breve comentário sobre a foto do atual papa degustando uma bela caneca de cerveja, além de expressar minha tristeza pela eliminação da seleção portuguesa. Agora, mantendo o teor etílico da postagem anterior, vou falar, brevemente, sobre uma marca seleta de cerveja....santa, predestinada; CALVINUS !


Como bom presbiteriano independente, considero-me, ainda, calvinista. Obviamente que esta confissão não me obriga a concordar com tudo que o reformador de Genebra fez e escreveu. A despeito das críticas exageradas, convenhamos, Calvino era um tanto quanto chato, sendo que a Genebra de sua época não era um dos lugares mais aprazíveis para se morar. Karl Barth, maior teólogo cristão do século XX e herdeiro dileto do pensamento calvinista, corrobora esta informação.


Mesmo assim, admiro Calvino. Mesmo divergindo de alguns pressupostos calvinistas básicos, como a doutrina da dupla predestinação, considero o francês um verdadeiro gênio teológico. Em suma, me vejo como um calvinista crítico.


Após esta pequena introdução, vamos falar da santa cerveja reformada, CALVINUS. Acredito ser de conhecimento geral que o mundo cristão reformado celebrou, ano passado, os 500 anos de nascimento de João Calvino. Dentre vários cultos, simpósios, congressos e etc, inúmeros produtos foram lançados . Destacando-se nossa estimada cerveja. Pelo que sei, a loura calvinista foi produzida por uma importante cervejaria genebrina, tornando-se febre naquele cantão franco-suiço. Procurando informações a respeito da qualidade da cerveja, deparei-me com o depoimento de um brasileiro. Vejam só;

Calvinus, deliciosa, vinha numa garrafa escura, com aquelas rolhas estilo champagne, nem tão gelada como a cerveja servida no Brasil, mas saborosa e com 6,3% de graduação alcóolica, que na segunda garrafinha já tinha me deixado meio tonto.

http://legitimopensamento.blogspot.com/2009/06/geneve.html


Enfim, encontramos um testemunho ocular de um brazuca, provavelmente não protestante, atestando a qualidade da CALVINUS ! Pena que não seja fácil encontrá-la no mercado brasileiro. Para você, meu caro irmão de fé evangélica, que ficou escandalizado com esta profissão de fé etílica, vejamos o que Alister McGrath, citando o historiador Edmund Morgan, nos fala a respeito do real comportamento dos puritanos britânicos ( E olha que aqueles caras eram malas em vários sentidos...)


Contrariando a visão popular, o puritano não era, de modo algum, um asceta. Se ele constantemente exortava contra a vaidade das criaturas como algo erroneamente praticado pelo homem caído, ele nunca defendeu a autopenitência pelo uso de roupas ásperas ou consumo de pães duros. Ele apreciava a boa comida, a boa bebida e os confortos domésticos e, ainda que encarasse com bom humor os mosquitos, considerava um verdadeiro transtorno beber água, quando acabava a cerveja. ( A Vida de João Calvino- Alister McGrath- Editora Cultura Cristã)

PS : Ah, visitem este site, é da própria cerveja. A animação é digna de ser vista até o final.

http://www.calvinus.ch/


ANDRÉ TADEU DE OLIVEIRA

2 comentários: