quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Paul Tillich : O Papel da Cultura Na Relação Homem- Deus




A vida e obra de Paul Johannes Oskar Tillich são marcadas pela defesa da cultura na vida humana como fonte de inspiração e de relação com o divino. Natural de Starzeddel, pequena cidade localizada na região leste da Alemanha, hoje parte do território polonês, Paul Tillich nasceu em 20 de agosto de 1886. Filho de pastor luterano decidiu trilhar os caminhos do pai. Entre 1904 e 1909, cursou teologia e filosofia, graduando-se em ambas com louvor. Ordenado ao ministério pastoral em agosto de 1912, assumiu, posteriormente, o pastorado auxiliar na Igreja Luterana do Redentor em Berlim, Alemanha.

Durante a Primeira Guerra Mundial, Tillich alistou-se como capelão evangélico no exército alemão, abrindo mão do convívio de sua esposa, Margarethe Wever, com quem estava casado há poucos dias. A guerra mudou profundamente sua vida e seu pensamento. Diante dos horrores das batalhas, sua crença na bondade inata do ser humano caiu por terra. Além disso, seus conceitos sociais e políticos foram violentamente alterados. Antes conservador e ferrenho monarquista, agora Tillich abraçava o socialismo democrático como solução para uma sociedade mais justa.

No início dos anos 1920, junto com um grupo de pastores luteranos e reformados, organizou o chamado grupo Kairós, na verdade, embrião do movimento chamado “Socialismo Religioso”, uma alternativa cristã ao stalinismo soviético de tendência ateísta. Como um dos líderes desse movimento, Tillich escreveu numerosos folhetos, livros e artigos em vários periódicos alemães, denunciando as mazelas do capitalismo.

Preocupando-se com a situação de penúria dos operários e dos trabalhadores deixados à margem pela igreja, aproximou-se deles nos subúrbios de Berlim. Com a ascensão de Hitler ao poder, opôs-se ao novo regime nazista, sendo obrigado a exilar-se, em 1933, em solo norte-americano.

Nos EUA, dedicou-se à docência em seminários e universidades como Union, Harward e Chicago; demonstrou elevado interesse pela cultura daquele país, principalmente no que diz respeito à relação com o cristianismo. Para Tillich, a expressão cultural humana, mesmo a secular, traz consigo anseios profundos que denotam a busca do homem por um sentido maior para sua vida. Sendo assim, todo tipo de arte tem um elemento sagrado, pois direciona o pensamento das pessoas para um alvo maior. Tal sentido, segundo Tillich, só pode ser encontrado em Deus.

Tillich, pastor, teólogo e filósofo alemão, defensor da justiça e do amor aos carentes no contexto extra-religioso, é um exemplo do que podemos comunicar muito de nossa espiritualidade por meio da arte secular.

POR : ANDRÉ TADEU DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário