sábado, 15 de janeiro de 2011

Isto é Mackenzie ! Minha formatura


Ontem foi um dia bastante marcante em minha vida. Após quatro anos de estudos, noites em claro e várias divagações, colei grau como bacharel em teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Pensei muito em escrever este breve post, pois não sou nenhum garoto de 22 anos. Além do mais, trata-se de minha segunda graduação. Porém, encaro como sendo a minha verdadeira graduação.

Jornalista diplomado, uma espécie nos dias de hoje absolutamente desnecessária, graças ao forte lobby dos grandes meios de comunicação, confesso que me arrependi em ter cursado jornalismo. Adoro escrever. Acredito que faço isso razoavelmente. Também amo ler quase tudo que encontro na minha frente. Tenho revistas e jornais de mais de 15 anos atrás. Coisas completamente inúteis aos olhos de outras pessoas. Aos meus, não!

No entanto, sei que escrever razoavelmente não é uma qualidade restrita aos comunicólogos. A mesma coisa pode ser afirmada a respeito do importante hábito da leitura. Pessoas de outras áreas acadêmicas, e até mesmo sem nenhuma formação específica, possuem ambas as qualidades.

Assim, tenho certeza que se tivesse cursado história, sociologia ou filosofia, estaria com um leque de conhecimento bem maior. Mas como diz o famoso ditado, não adianta chorar o leite derramado!

Acredito que me encontrei. Desde que retornei ao cristianismo, em 2002, adquiri o hábito de consumir muita literatura teológica. Devido ao meu importante e enriquecedor período como agnóstico, confesso, minhas novas leituras teológicas voltaram-se mais para o campo progressista dentro da teologia cristã. Não ao chamado liberalismo clássico, visão que, erroneamente, muitos associam a minha pessoa. Não suporto rótulos, principalmente teológicos, mas poderia ser enquadrado em uma certa “neo-ortodoxia de esquerda” ou em um “ liberalismo evangélico”. Contudo, após um longo período alimentado por um saudável e importante ceticismo, não poderia ser o antigo “fundamentalista light” dos meus tempos de adolescente. Na minha modesta opinião, o(a) bom(a) teólogo(a) cristão(a)deve seguir a cartilha de John H. Leith, importante teólogo presbiteriano estadunidense, infelizmente já falecido. Vejamos o pensamento de Leith :

“A tradição viva e aberta da Igreja possui componentes liberais e conservadores. Ela assimilou a sabedoria do passado e está aberta ao futuro. Os bons teólogos examinam sua própria tradição no contexto da teologia e da Igreja toda. E a Igreja precisa aprender não só com aqueles que a amam, mas também com aqueles que a rejeitam, como os marxistas”.

Em 2006, um ano antes de ter sido aprovado no vestibular do Mackenzie, comecei esta labuta teológica em uma esfera pública. Foi publicado pela Revista Alvorada, da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, meu primeiro texto. Abordei um pouco da história de Dietrich Bonhoeffer, célebre teólogo e mártir luterano alemão, enfocando em uma possível influência para o jovem cristão do século XXI. Inclusive, serei eternamente grato a editora da revista, a querida Sheila Amorim. Nunca sofri nenhum tipo de censura neste importante órgão de comunicação presbiteriano independente . E olha que escrevi algumas matérias relativamente polêmicas dentro do ambiente evangélico brasileiro.

No final do mesmo ano, passei no vestibular do Mackenzie, uma universidade bastante conceituada em todo o Brasil, estando entre as quatro melhores dentre as inúmeras entidades de ensino superior ligadas à iniciativa privada no país . Aliás, como nós, mackenzistas, com um pouco de arrogância, gostamos de dizer; “ 140 anos de história não é para qualquer um !”

Em 2007, iniciei meus estudos. Foram quatro anos de bastante aprendizado. Além do conhecimento acadêmico, fiz grandes amigos e vivi o ambiente universitário com intensidade.

Agradeço a Deus, e ao Mackenzie, por esta oportunidade.

Por André Tadeu de Oliveira.

Abaixo, algumas fotos da cerimônia de colação de grau. Estou ao lado de meu pai e irmão.


















11 comentários:

  1. Olá André!!

    Parabéns garoto!! felicidades, sucessos no desempenho e muita prosperidade para esta sua nova jornada.

    Nenhum momento é parecido à outro e cada mérito, é prova de que somos mais capazes do que imaginamos. Você está provando para si mesmo que é capaz!

    Quando cursamos uma universidade, é ao final dela, que reconhecemos o que fizemos por nós mesmos e pelo nosso tão esperado futuro profissional.

    Que Deus lhe abençoe muito, e que hoje mais do nunca, você seja um vencedor!

    Amei as fotos, ficaram todas lindas...e você estava muito chique!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. parabéns.

    muita coisa boa ainda te aguarda,tenho certeza.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Grande André!

    Parabéns pela grande vitória alcançada!
    E que venha o mestrado em história!! hehehe
    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  4. Paula, Sara e Juan, muito obrigado pelas felicitações.

    Adoro vocês.

    Juan, meu brother capixaba, este ano é estágio completo na vida eclesiástica. Academia, se Deus quiser, só ano que vem.

    ResponderExcluir
  5. andre

    que Deus te ilumine no caminho a seguir

    de seu amigo e irmao

    ResponderExcluir
  6. parabéns cara, que Deus continue te abençoando muitíssimo, abraço!

    ResponderExcluir
  7. André, já te dei os parabéns pessoalmente, mas não posso deixar de registrar aqui. Parabéns! Que Deus te guie em todos os seus caminhos, e que você confie em seus reais potenciais. Um grande abraço de seu amigo!

    ResponderExcluir
  8. André Parabéns !!!!!!!!!

    Que Deus abençoe você cada vez mais !!!

    Bjs !!!!!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo André, parabéns por esta conquista!! Não mereço a citação. Nossa revista é que foi enriquecida com seus textos. Viva intensamente o amor que Deus sente por você e veja o quanto Ele o tem abençoado. abração Sheila

    ResponderExcluir
  11. José Carlos (Prebitero), André parabéns pela conquista não tive condições de acompanhar a turma, por força maior, confesso que fiquei emocionado quando vi sua foto, já como formando.
    Espero um dia poder justificar o motivo do meu abandono e a vergonha que isso tem me afligido.
    josecarlos_senhor@hotmail.com

    ResponderExcluir