quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Terrorista e a maçonaria..




Texto brilhante de autoria de meu amigo português, Jorge Pires Ferreira, publicado no ótimo blog " Tribo de Jacob";



O sofrimento da Noruega é maior do que qualquer tentativa de explicação. O silêncio é a melhor atitude para com vítimas, familiares e nação. Mas confesso que me deixou incomodado que entre os qualificativos do principal suspeito, o norueguês Anders Behring Breivik, surgisse o de “cristão”.

Os jornais e a televisão (não ouvi rádio nem procurei na internet) dizem sempre que se trata de um fundamentalista cristão. Mas não dizem que cristão é. Católico? Luterano? Calvinista? De uma seita? Eu gostaria de saber, embora ainda não me tenha me dado ao trabalho de procurar activamente. A informação que vem ao meu encontro, sem grande esforço pessoal, (jornais e tv) não esclarece. Mas ficam sempre as ideias do “cristão fundamentalista” e do “cristão terrorista”.



Não penso, como aquela senhora que dizia que “se é ditadura, não é de esquerda, ponto final”, que se é cristão não pode ser fundamentalista. Na verdade, conheço alguns cristãos fundamentalistas, mas sei que nunca pegariam numa arma para matar pessoas. Há-os, ainda que eu gostasse que não houvesse, nem veja bem como se pode ser terrorista e acreditar no Evangelho sem ser por patologia.

Por outro lado, por vezes, mas nem sempre, a imprensa tem omitido que o terrorista norueguês pertenceu à maçonaria.

Ferreira Fernandes escreve no DN de hoje:



Norueguês, cristão, conservador, de extrema-direita, qualificativos a que se podem acrescentar outros, terrorista, fazendo um todo que não é por estar junto (por exemplo, um terrorista cristão) pode ofender os noruegueses, cristãos, conservadores ou de extrema-direita que não são terroristas. Sim, há terroristas cristãos e Anders Behring Breivik é a prova.


Por uma questão de honestidade, devia estar logo no início “maçon”. E o trecho acima poderia terminar desta forma sem faltar à verdade: “Sim, há terroristas maçons e Anders Behring Breivik é a prova”. Mas não seria tão mediático.






















http://tribodejacob.blogspot.com/2011/07/macon-terrorista.html

8 comentários:

  1. André,

    Acho que o maior problema, é a simplificação de motivos e estigmatização de grupos que nós temos visto recentemente.

    De fato, devemos reconhecer que se o autor do atentado fosse um grupo extermista islâmico, imediatamente se diria "Islâmicos Fundamentalistas" (=Terroristas), "fazem atentado e matam 100 na Noruega".

    E a questão é, com Al-Quaeda e outros, o fato é que existem quase um 1 bilhão de muçulmanos. A Europa tem milhões deles, boa parte fundamentalista, e que vivem tranquilamente, e só querem ser deixados em paz.

    Com o cristianismo é a mesma coisa.

    E se pensarmos bem, existe gente que mata por causa de Futebol. Volta e meia temos casos de pessoas que foram assassinadas por que estavam com a camisa do time errado, na hora errada. Em toda torcida, invariavelmente, existem marginais, e gente capaz de matar. Mas a culpa é do Futebol?

    Obviamente, todos os dias vc vai abrir o jornal e ler sobre crimes passionais. O sujeito que matou a mulher porque (achava que) ela o traia; o cara que matou a menina porque se dizia apaixonado e ela não dava bola pra ele; a mulher que chama o amante para matar o marido... Quanta gente morre assim todos os dias? Vamos deixar de amar e nos apaixonar por causa disso?

    Carros matam gente. Milhares de pessoas morrem todos os anos em acidentes, por motoristas imprudentes, bebados, brigas de trânsito.... Vamos deixar de usar carros por causa disso?

    Quer dizer, não quer dizer que discursos potencialmente perigosos não devam ser monitorados, que determinadas concepções não imponham maiores riscos do que outras, que tenhamos que deixar a coisa sem prevenção alguma. Mas o fato é, toda a diferença entre grupos humanos é passível de se transformar em conflito, e, eventualmente, morte. E os Breiviks, Bin Ladens, Jahed Lougner, entre outros estarão ai a espreita.

    Nehemias

    ResponderExcluir
  2. Bela matéria! Continue assim André meu chapa, com esse blog de cunho investigativo vc presta uma grande contribuição ao entendimento esclarecido do cristianismo

    ResponderExcluir
  3. Amigos, obrigado pelos comentários. É bom saber que vocês ainda visitam este blogue, mesmo estando meio parado.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Curioso é que a direita cristã sempre insinua a participação da maçonaria em teorias conspiratórias que envolvem desde grupos de esquerda, feministas, ambientalistas, militantes, GLBTs, até místicos de vários naipes(e até mesmo os ditos "satanistas".

    Molina

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo, nesse caso a Maçonaria participou indiretamente.

    O terrorista de Oslo/Utoya era Mestre Maçom da Loja Pilares de Oslo. A foto de Breivik trajando seus paramentos de Mestre Maçom foi inserida por ele próprio em seu Manifesto "2083 - Uma Declaração Européia de Independência" - postado na Internet por ele e que foi logo abafada pela mídia internacional.
    Após a repercussão mundial da tragédia, o próprio Grão-Mestre da Maçonaria Norueguesa veio a público repudiar o episódio, lamentar os mortos e comunicar a exclusão de Breivik da Ordem.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal,

    Primeiro um ESCLARECIMENTO.
    O Nehemias que comentou acima não sou eu.


    Em segundo lugar:
    O Breivik era maçon, como era nacionalista, como era uma série de outras coisas. Acho complicado atribuir responsabilidades, mesmo que indiretas, a maçonaria ou quem quer que seja baseado nisso.

    Abs,

    Nehemias

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como poderia entrar em contato com o professor Emílio Zambon de Mendonça?

    ResponderExcluir