quarta-feira, 29 de junho de 2011

Memória : África do Sul, Urgente ! 1988



Introdução



Logo no início deste blog, na época da Copa do Mundo de Futebol, realizada ano passado, na África do Sul, escrevi uma pequena matéria histórica a respeito da relação existente entre o cristianismo, principalmente protestante, e o regime do apartheid sul africano.

Vasculhando os arquivos da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, comunidade a qual ainda estou vinculado, mesmo sendo estagiário de meu presbitério em duas outras comunidades da IPIB, encontrei um artigo histórico, de autoria do Rev.Abival Pires da Silveira, na época pastor titular da igreja e, atualmente, gozando da justa emerência.

Sou filho espiritual do Rev. Abival. Seus sermões sempre me alimentaram profundamente. Sua vasta cultura extrapola o mundo teológico. Filósofo formado pela Universidade de São Paulo ( USP), sempre citou, e ainda cita, grandes pensadores do mundo filosófico em suas homilias.

O texto reproduzido abaixo é fruto de sua pena. Data de 10 de abril de 1988 e foi publicado no boletim dominical da igreja. Nessa época, o apartheid mostrava sua face mais dura na África do Sul.

Julgo que este artigo, repleto de informações históricas a respeito da oposição cristã de orientação reformada ao apartheid, é fundamental, não devendo permanecer esquecido em uma estante no Centro Histórico da mais que centenária igreja localizada no centro da capital Paulista.

Vamos ao texto.


África do Sul, Urgente.

Recebemos, esta semana, uma correspondência oficial do secretário geral da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas, Rev.Dr.Edmond Perret. Essa correspondência foi ditada pela situação delicada na África do Sul e que vem se agravando mais e mais nos últimos dois meses. A delicadeza do momento chegou a tal ponto que a Aliança enviou à África do Sul uma delegação constituída de três membros :

- Rev. Dr.Edmond Perret, Secretário Geral;
- Reva. Slvia Michel, membro da Diretoria da Federação Suíça de Igrejas Protestantes;
- Rev. Joachim Guhrt, Secretário Geral da Aliança de Igrejas Reformadas da República Federal da Alemanha.

com a finalidade de protestar junto ao governo da África do Sul contra as medidas discricionárias adotadas contra líderes e contra Igrejas que não apóiam a política oficial do apartheid e, ao mesmo tempo, levar o apoio da comunidade reformada mundial a esses líderes e a essas igrejas tanto em palavras como em atos e orações. O relatório oficial da Comissão destaca:

1- O endurecimento cada vez maior do governo sul africano em impor sua política de apartheid.
2- As ameaças contra o Rev.Dr Allan Boesak, presidente da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas e um dos líderes do movimento anti-apartheid.
3- Falsas acusações contra o Dr.Boesak e o bispo Desmond Tutu como sendo agitadores a serviço da causa do comunismo na África.
4- Pressões sobre eles e outros líderes protestantes com prisões arbitrárias como instrumento de coação e amedrontamento.
5- Pressões sobre as igrejas que abertamente condenam a política oficial do apartheid.

Do pronunciamento da delegação quando ali esteve destacamos o seguinte trecho : “ nossa delegação deixa claro que as acusações e ameaças contra seu Presidente, Dr. Allan A. Boesak, são de fato dirigidas contra a Aliança Mundial de Igrejas Reformadas que não ficará indiferente e invocará o repúdio de suas 164 igrejas membros e de seus 70 milhões de fiéis”. E mais adiante : “ Nós asseguramos ao Dr. Boesak, sua esposa, seus filhos, sua família- e asseguramos a todos que aqui sofrem no corpo e na alma- nossa solidariedade, nosso apoio e nossas orações. Pedimos às nossas igrejas em todo o mundo o suporte espiritual a favor de todos aqueles que lutam e trabalham por mudanças pacíficas e dão seu testemunho profético na África do Sul”.



A correspondência termina pedindo que as igrejas membros da Aliança enviem telegramas de apoio ao Rev.Boesak e instem junto ao governo de seus países por ações e medidas concretas de repúdio ao apartheid sul africano.



É nesse espírito que compartilhamos com a Primeira Igreja e a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, a delicada situação sul africana.
Somos um só corpo em Jesus Cristo e não há um só membro desse corpo que sofra sem que todo o corpo não sofra com ele.

Rev. Abival Pires da Silveira
Domingo, 10 de Abril de 1988.


Nenhum comentário:

Postar um comentário