quarta-feira, 27 de julho de 2011

O Terrorista e a maçonaria..




Texto brilhante de autoria de meu amigo português, Jorge Pires Ferreira, publicado no ótimo blog " Tribo de Jacob";



O sofrimento da Noruega é maior do que qualquer tentativa de explicação. O silêncio é a melhor atitude para com vítimas, familiares e nação. Mas confesso que me deixou incomodado que entre os qualificativos do principal suspeito, o norueguês Anders Behring Breivik, surgisse o de “cristão”.

Os jornais e a televisão (não ouvi rádio nem procurei na internet) dizem sempre que se trata de um fundamentalista cristão. Mas não dizem que cristão é. Católico? Luterano? Calvinista? De uma seita? Eu gostaria de saber, embora ainda não me tenha me dado ao trabalho de procurar activamente. A informação que vem ao meu encontro, sem grande esforço pessoal, (jornais e tv) não esclarece. Mas ficam sempre as ideias do “cristão fundamentalista” e do “cristão terrorista”.



Não penso, como aquela senhora que dizia que “se é ditadura, não é de esquerda, ponto final”, que se é cristão não pode ser fundamentalista. Na verdade, conheço alguns cristãos fundamentalistas, mas sei que nunca pegariam numa arma para matar pessoas. Há-os, ainda que eu gostasse que não houvesse, nem veja bem como se pode ser terrorista e acreditar no Evangelho sem ser por patologia.

Por outro lado, por vezes, mas nem sempre, a imprensa tem omitido que o terrorista norueguês pertenceu à maçonaria.

Ferreira Fernandes escreve no DN de hoje:



Norueguês, cristão, conservador, de extrema-direita, qualificativos a que se podem acrescentar outros, terrorista, fazendo um todo que não é por estar junto (por exemplo, um terrorista cristão) pode ofender os noruegueses, cristãos, conservadores ou de extrema-direita que não são terroristas. Sim, há terroristas cristãos e Anders Behring Breivik é a prova.


Por uma questão de honestidade, devia estar logo no início “maçon”. E o trecho acima poderia terminar desta forma sem faltar à verdade: “Sim, há terroristas maçons e Anders Behring Breivik é a prova”. Mas não seria tão mediático.






















http://tribodejacob.blogspot.com/2011/07/macon-terrorista.html